10 fev “Problem solving”: técnicas ajudam a reorganizar cérebro e aumentar produção
Escrito por: Bibianna Teodori
Quando temos algo a resolver, nossa tendência é focar no problema. Questionamos o que deu errado ou por que não deu certo. Essa abordagem pode funcionar em diversas situações, especialmente nas mais simples. Porém, nas mais complexas, focar no problema pode tornar as coisas ainda mais complicadas ou nos levar a desenvolver um padrão de pensamento repetitivo e improdutivo.
Ao nos colocarmos nesse estado, fica muito mais difícil ter foco, clareza e objetividade para enxergarmos as soluções. Focar em soluções não significa ignorar o problema, mas sim abordá-lo de um modo mais positivo e produtivo. Fazemos isso quando seguimos os seguintes procedimentos:
– Verificar o que está funcionando e o que podemos aprender com isso para utilizar em outras situações; concentrar-se nos pontos fortes e em como tirar mais proveito deles
– Enfatizar desafios, oportunidades e ganhos em vez de problemas, riscos e perdas
– Focalizar o presente e o futuro em vez do passado. Isso equivale a trocar “o que eu deveria ter feito” por “o que eu posso fazer daqui para frente”.
Além disso, com foco nas soluções, você consegue:
– Trocar a preocupação pela ação
– Adotar uma postura muito mais proativa
– Aumentar a crença em sua capacidade de realizar
– Elevar a autoestima, a autoconfiança e automotivação
– Aprimorar sua habilidade de resolver problemas de um modo mais rápido, eficaz e criativo.
Texto completo em Harvard Business Review Brasil: www.hbrbr.com.br/post-de-blog/problem-solving-tecnicas-ajudam-reorganizar-cerebro-e-aumentar-producao#sthash.kNzUJVCe.dpuf