Sinalização, Curadoria e Responsabilidade

Dando continuidade ao último conteúdo (aqui), verificamos durante o treinamento que as seis características de não colaboração e não funcionalidade sinalizam que há algo que precisa ser melhor mapeado, como também sinalizam o que especificamente precisa ser melhor mapeado. Enquanto observamos a quais informações cada característica acima (explicadas aqui) está relacionada e ajustamos nosso mapeamento com as novas informações (explicado em detalhes aqui), identificamos o que precisa ser cuidado e considerado no novo plano de ação.

Se pensarmos que há inúmeras situações e aspectos de cada situação que podem ou mesmo precisam ser cuidados, observaremos que nossos mecanismos de não colaboração e não funcionalidade também possuem uma qualidade de curadoria. Nossos corpos e mentes identificam o que de mais importante precisa ser cuidado a cada momento. Faça esse exercício com sua situação atual que verificará que o que nos preocupa, incomoda, por vezes nos faz perder o foco com relação a outras tarefas, executar outras tarefas individualmente ou em equipe com menor qualidade, é algo importante nesse momento. Se cuidarmos desse ponto, racionalmente ou fisicamente, nos colocaremos em muito melhor situação para cuidar de todos demais pontos que temos hoje.

Assim, este mecanismo, no lugar de remeter a algo negativo, inoportuno, desagradável, na verdade tem imenso valor, é extremamente positivo se bem compreendido e utilizado, remete, dentre outras, à nossa característica de responsabilidade com relação ao que precisa ser visto e cuidado de forma bastante racional e eficiente.