Características da Colaboração e Funcionalidade

Se pararmos para pensar sobre as características de uma situação em que estamos co laborando (trabalhando em conjunto) com qualidade, na imagem de uma situação com essa característica que virá em mente, não haverá apenas a característica, por exemplo, da ajuda. Ou seja, uma ajuda que pudesse estar acontecendo de forma mal humorada. Nessa imagem, com essa qualidade de apoio, ele também não acontecerá de forma displicente. Características como o bom raciocínio e motivação deverão também estar presentes juntas ao apoio.

Nas finais dos campeonatos mais importantes do ano, todos atletas de ponta, principalmente aqueles que se tornam lendas em seus esportes, costumam explicar a mesma situação: não é mais técnica que me ajudará naqueles dias, principalmente durante os jogos, na final e, ainda mais importante, nos pontos decisivos da partida. Mas a cabeça certa. Se tiverem um pouco de tensão, por preocupação com algum imprevisto ou muita vontade de ganhar a partida durante os pontos, diferente da vontade de jogar cada ponto da melhor forma possível, sempre explicam que não conseguem entregar uma qualidade de jogo para aquele nível de adversários. Da mesma forma se não estiverem um pouco desmotivados, desconcentrados, não raciocinando bem, não trabalhando bem com tudo que foi preparado junto às suas equipes.

Seis características base da colaboração e funcionalidade

Sempre explicam que precisam de uma mente tranquila. Tranquilidade do tipo obrigatoriamente associado ao foco e à motivação. Porque é com esse equilíbrio e qualidade de mente, com essas três características, que melhor raciocinam sobre o que se prepararam, planejaram, como sobre a dinâmica do jogo, o que precisa ser colocado em prática e, como com nossos trabalhos, de naturezas imprevisíveis, sobre os muitos esperados imprevistos. Com essa qualidade de experiência que executam melhor seus trabalhos obrigatoriamente de equipe (co laboram). Mesmo nas modalidades individuais. Com o que foi treinado com seus técnicos, preparadores físicos, assim por diante. Resumidamente, com essa qualidade de execução de seus trabalhos que funcionamos melhor.

Seguiremos conversando sobre nossa real e eficaz capacidade de colaborar. Pensando na palavra ‘colaborar’ de uma forma bem simples. Como trabalhar (laborar) em conjunto (co) com qualidade e resultados correspondentes.

Próximo conteúdo: ‘A Funcionalidade e Oportunidade da Não Colaboração’

Este texto também pode ser lido no LinkedIn (aqui), Facebook (aqui), Instragram (aqui) e Twitter (aqui).

Próximo conteúdo e este texto com um formato um pouco melhor para leitura aqui:

https://organizacaocolaborativa.com.br/conteudos/oc